sábado, 9 de maio de 2009

Dado. O Inicio.

Foi naquela bonita tarde de Setembro…. Conta a minha mãe que aquela hora estava a dar na TV a telenovela da Gabriela de cravo e canela; isto quando o meu pai se lembrou…Maria apetece-te um moço antes de jantar! A minha mãe como não tinha nada preparado ainda para a ceia, pensou para ela…”Bom isto sempre me dá mais um tempinho para pensar o que hei-de fazer para o jantar!”, nisto respondeu ela: Tá bem.
Nesse tempo, os meus pais eram muito pobrezinhos, andavam a poupar todos os tostões para poderem ter a dádiva de um filho. Eram tão poupadinhos tão poupadinhos que quando rezavam a Deus para ELE lhes conceder a bênção de um filho, rezavam em silêncio só para poupar no acto de falar.
Nessa bonita tarde de Setembro, estava o meu pai e a minha mãe a rezar a Deus, os dois a pedir: Por favor meu Deus dai-nos um filho! Quando de repente se houve um estrondo como se a casa toda viesse abaixo e as luzes a piscarem! Os meus pais assustados agarraram-se um ao outro! Diz a minha Mãe: Ai António! Isto é um sinal de Deus! O meu pai olha pró lado e diz: Maria isto é mas é sinal de despesa…Foi a merda do armário da loiça caiu no chão e a loiça foi toda pró caneco, e isto das luzes a piscarem cá me parece que a EDP descobriu os dois meses de pagamento em atraso.
Os meus pais coitados, após este triste acontecimento, choraram que nem uns perdidos, perguntando a Deus o porque de lhes acontecer tais coisas…
Foi entre choros e soluços e no meio de tantas perguntas que se ouve uma voz gultural: Fodasse! Alexandra Solnado! Que queres agora caralho! Jesus me valha! Pois só ele tem paciência para te aturar pá! Meu santo filho!
Os meus pais mais assustados ainda…Responderam: Meu Deus! Estai descansado que não é a Alexandra Solnado…São estes teus dois filhos, O António e a Maria que se lamentam por serem tão infortunados, mas tudo isso seria aguas passadas se tu nos desses a bênção de termos um filho. Deus em toda a sua sabedoria, clemência e imensidão, respondeu aos meus pais: Epá tenham lá calma bacanos, que vou ver se desenrasco alguma coisa pra vocês ok? Esperem só uma beca… Os meus pais esperaram, esperaram, quando Deus apareceu espelhado num prato de sopa que a minha mãe tinha comprado na feira de Carcavelos e que ainda estava intacto. Meus filhos, disse Deus. Quanto dinheiro tem com vocês? Os meus pais olharam um pró outro, desconsolados, e disseram: Senhor, nós somos muito pobrezinhos, mal temos dinheiro para pão e água. Responde Deus: Eu sei ovelhas do meu rebanho…. Mas devem ter pelo menos uns trocos, vejam lá os bolsos! Ou não há puto para ninguém! Os meus pais coitados como queriam de todo o coração um filho, lá arranjaram um dinheirito…E disseram para Deus: Já temos umas moedas senhor o que fazemos com elas? Responde Deus: Invistam na bolsa meus filhos…..Na minha bolsa. Mas que tipo de ranhoso é que vocês querem? Perguntou Deus. Os meus pais de forma humilde e subserviente disseram: se não for pedir demais meu Deus: Queríamos um filho bondoso, de bom coração, humilde, inteligente, que seja humano, senhor. Deus começa a contar o dinheiro e desata a rir em sonoras gargalhadas, dizendo: Mas vocês estão malucos! Com o dinheiro que tem aqui! Isto nem dá para um puto em saldos pá! Ainda por cima humano…Não queriam mais nada! Os meus pais ficaram mais tristes do que a triste noite…Mas Deus olhou para eles e disse-lhes: Não stressem bacanos…. Como eu sou um gajo porreiro vou ver o que está ali nos perdidos e achados ou na secção das reclamações, mas digo-lhes pode sair-vos uma besta qualquer e o mais certo é ser de marca branca e sem qualquer tipo de garantia! Os meus pais até os olhinhos lhe brilharam! Assim naquela tarde de Setembro enquanto dava a Gabriela de cravo e canela na TV, nasci eu tal e qual como Deus o tinha dito. Na altura foi uma alegria para os meus pais! No futuro… houve outros tipos de sentimentos, mas isso fica para a próxima.

(Encenação e Narração do mesmo texto pelo autor em: http://www.youtube.com/watch?v=C9eZQWa54Qs )

Sem comentários:

Enviar um comentário